O Dia Mundial Sem Carro

Estão questionando se não temos consciência ecológica pela pouca adesão ao Dia Mundial Sem Carro. O que você acha? Eu posso listar MILHÕES de motivos para a pequena adesão do Brasil ao dia, mas vou listar apenas alguns (na verdade não tenho milhões, mas os que tenho são um bocado convincentes).

Sistema de Transporte Urbano precário: já imaginou se 1/3 da população das capitais participantes aderissem ao dia? Os ônibus, que normalmente já estão lotados no horário de pico, iriam ver pessoas penduradas nas janelas, subindo no teto, indo na roda, sentada no volante do motorista. Se normalmente não é suprida a demanda para os passageiros diários, imagine o volume com a participação de mauricinhos e patricinhas? E o pessoal que carrega lap-top todo dia? Iria sair com seus pertences são e salvos do buzão? Se as gangues soubessem que iria ter adesão mesmo, a polícia iria ter que fazer um acordo pra deixar os usuários chegarem salvos sem que um batedor de carteira levasse o que se tivesse nos bolsos.

Na Europa é muito fácil! Se eu estivesse na Irlanda ainda, eu iria de Dart pro centro. Ok, eu não tinha carro lá, mas me sentiria bem fazendo esse sacrifício pelo meio ambiente se eu tivesse um, pois não iria ser um sacrifiiiiiicio tão duro assim. Na realidade, eu iria de bicicleta, que era meu meio de transporte habitual nos últimos meses lá. Mas andar 30 minutos de bicicleta lá você sua, mas nem tanto. E eu ia pro curso, não tinha que visitar cliente, vestia uma roupa confortável. Imagine eu 10 minutos andando de bicicleta no clima de Salvador. De terninho! Morra! Demissão! Quem já se viu não estar apresentável?

Não estou sendo egoísta não, gente, to sendo realista. Eu sou a favor do Dia Mundial sem Carro, mas também sou a favor de um sistema de transporte digno e seguro. Iriam ficar muito gratos o meio ambiente; as pessoas que não tem alternativa porque tem que usar o carro como meio de trabalho e não iriam pegar kilometros de engarrafamento; e muitas outras pessoas que não poderiam realmente comprar um carro, mas só compram porque querem segurança e conforto e com isso consomem cerca de metade do salário pra ter esse luxo.

Penso na sociedade do futuro, que se prevenirmos a poluição agora, já é um grande passo para evitar a degradação no futuro. Mas nos dêem um pouco de dignidade, por favor! Acho que a alternativa mais louvável é o transporte solidário. Aliás, adoraria que alguém que trabalhe comigo morasse perto de mim. Seria uma economia para todos os lados e as árvores estariam sorrindo.

SIM para o dia 22 de setembro!

E SIM para um transporte justo!

E olhe, eu nem vou comentar sobre o metro de Salvador…

 

Saiba mais:

 

“Histórico EuropeuOs europeus, preocupados com os graves problemas ambientais e com a qualidade de vida nas cidades devido ao uso desordenado dos automóveis, assumiram a proposta idealizada e realizada pela França, inicialmente na cidade de La Rochelle, em 1997. Em 1998 houve a adesão nacional, além do apoio da Itália, o que motivou a Comissária Européia para o Meio Ambiente, em 2000, a submeter a proposta a outros países europeus e à Comissão Européia.
Naquele ano (1998) foram 35 cidades francesas, já em 1999, 186 cidades francesas e italianas e em 2000 a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, Sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. Em 2001 foram 1683, das quais 1050 realizaram integralmente a Jornada e assinaram declaração de compromisso (843 da União Européia envolvendo 14 países e 207 cidades de 18 países não membros), além de 633 cidades que se associaram à Jornada, mas não assinaram o compromisso, entre as quais estão 11 cidades brasileiras.
Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade, que além de estender para toda uma semana os eventos de sensibilização, premia as melhores iniciativas das cidades.”

 

 

http://www.mountainbikebh.com.br/22setembro/

http://en.wikipedia.org/wiki/In_town,_without_my_car!

http://www.22september.org/

www.worldcarfree.net

http://www.ruaviva.org.br/menu.html

 

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “O Dia Mundial Sem Carro

  1. Oiii! Nossa, adorei achar seu blog!! Você já está no Brasil novamente? Adorei saber que você foi au pair. Eu vou ser au pair ano que vem, na Holanda. Primeiro vou terminar meu curso de Relações Internacionais aqui e logo depois vou pra lá… como foi sua experiencia?

    beijos!!!!

  2. Poxa! Ser au pair na Holanda deve ser tudo de bom!
    Minha experiência foi ótima! Como vc deve ter visto no site dos Expatriados (http://expatriados.wordpress.com/2008/06/09/guinness-com-guarana/) tudo depende da família que vc vai pegar, pois é uma convivência intensa.
    Torço por uma boa família pra vc.
    E viaje muuuito! Curta a Holanda e a Belgica que está pertinho.

    Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s