St Patrick’s Day!!!

st-pad-2.jpg

 

 

 

Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda. Graças a ele o trevo de três folhas é um dos símbolos da Irlanda. Sabiamente, Saint Patrick (ou São Patrício, aportuguesando) exemplificou o Santíssima Trindade usando o trevo de três folhas. Deve ser por isso que encontrar um trevo de quatro folhas é tão valorizado. Um trevo de quatro folhas então simboliza mais do que o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Bom, só suposição usando-se lógica. Mas bem da verdade, há mais trevos no sítio de Dona Sinhá do que aqui na Irlanda. Nos matinhos do sítio da minha avó, facilmente encontramos trevos, mas por aqui, nunca vi nenhum, só as sementes que são vendidas em todas as lojas de souvenires. Deve ser que junto com as cobras, Saint Patrick também “expulsou” os trevos. Sim, não há cobras na Irlanda porque Saint Patrick expulsou todas há mais de mil anos. Com um cajado de madeira na mão, ele conduziu todas as cobras da Irlanda em direção ao mar e elas nunca mais voltaram. Depois de saber disso, não tenho mais medo de andar nos matos da Irlanda.

 

 

 

collage4.jpg

O St Patrick’s Day é celebrado dia 17 de março, sendo feriado nacional e dia santo. Dia 17 de março é a suposta data de seu falecimento. Essa data é comemorada em muitos lugares do mundo, sendo a maior celebração em Nova Iorque, quando as pessoas vestem verde para relembrar os campos verdejantes do interior da Irlanda. É a maior festa da Irlanda com uma grande parada na avenida principal, pubs lotados e permissão para se beber do lado de fora dos pubs. Aqui não é permitido beber na rua, então esse dia se torna mais especial ainda para os irlandeses, mas com um porém: só depois das 16h. Também imagine se eles começassem desde cedo? As comemorações começaram na quinta-feira e terminaram na segunda-feira, dia 17. Muitas festividades na cidade, parque de diversões e muita Guinness.

 

cachel.jpg 

 

 

 

Minha comemoração começou no sábado. Fui a Cashel  ver o festival de fogos de artifício, o SkyFest. Na verdade fui trabalhar lá, um trabalho muito duro: viajar, entregar durante 20 minutos gorros e cachecóis pro povo que foi pra festa, ver os fogos, voltar pra casa e ganhar bem por isso. Muito difícil! E não foi poucos fogos não, foi em torno de 15 minutos com uma linda paisagem ao fundo de um castelo do século IV, o Rock of Cashel. Espetacular!!! Veja o vídeo de 1 min, de 5 min e veja também a fumaça dos fogos se indo e o castelo aparecendo. Muito lindo!

 

 

 feijao.jpg

No domingo, fui comemorar o aniversário de Tanylle. Feijoada!!! Tudo é possível aqui nessa Irlanda.

 feijao-1.jpg

Uma cozinheira muito boa!!! E a baianada toda lá!

st-pad.jpg

 

No dia da Parada mesmo, fomos pra O’Connell Street ver qual era a parada. Bom, é tipo desfile de Sete de Setembro, um pouco mais animado. Eles homenageiam também as comunidades que vivem na Irlanda. Cada país faz um desfile.

 

 

collage5.jpg 

 

 

Na hora que passou o Brasil eu estava no telefone tentando escutar a Lisa e não prestei atenção. Mas era tipo um cara em cima de carro andante cantando uma musica de Axé, mas acho que era play-back… Depois disso fomos ao The Market almoçar.

 

 

mkt.jpg

 

 

 

Depois do almoço, fomos para frente do National Concert Hall onde estavam tocando música tradicional irlandesa e apresentação de dança.

 

 

dance.jpg

E lá fomos nós tentar dançar.

dance1.jpg

Sou boa de samba, que requebra as cadeiras e dança irlandesa se mexe muito o pé, mas não há remelexo. Não pode haver na verdade, é esse o jeito de dançar. Se requebra, tá errado.

pub-st.jpg

Pra terminar: PUB!!!! Ai, não se tem muito o que dizer, pub é pub.

 

 

lep.jpg

 

Deixando-se a metáfora de lado, não há cobra na Irlanda deste o período pós-glacial. Foi uma metáfora que St Patrick, o missionário do Cristianismo, utilizou para expulsar as coisas demoníacas dos Druidas que viviam aqui e não eram cristãos. Ao tentar trazer o Cristianismo a Irlanda, ele se utilizou do trevo também porque o trevo era sagrado para os druidas. Esperto ele, não?

Saiba mais sobre St Patrick e St Patrick’s Day aqui, aqui e aqui. 

 

28 Comentários

Arquivado em Irlanda - matérias

28 Respostas para “St Patrick’s Day!!!

  1. Mariana

    Carol,obrigada pelo seu e-mail!
    realmente ajudou muito! 😀
    beijos..tudo de bom ;*

  2. juca

    obrigado por me ajudar no meu trbalho
    seu endere ço na net ajudou muito…
    mesmo…
    valeu

  3. Estamos aqui pra isso! Precisando de mais alguma coisa, eh so mandar!

  4. Helena

    Carol!
    Nossa! Tem uns 20 minutos que eu estou por aqui… Lendo, vendo vídeo, pensando em feijoada (sim, ainda não almocei)… Sempre tive curiosidade em saber com era a festa de St. Patrick na terra dos manguaças… Mas na verdade o que eu achei mais fofinho foi o garotinho da última foto, com barba de pelúcia. Ah, a história da expulsão das cobras tb é legal; nunca tinha ouvido falar disso… Bom saber notícias suas… Beijo e fique com Deus…

  5. hahaha, adorei o “terra dos manguaças”! O menininho da última foto é uma gracinha mesmo. Tá vestido de Leprechaun, é isso?

  6. Sim, o menino estava igual os artistas de Hollywood na passarela pra entrar para o Oscar. Estava dando tchau e fazendo pose para os fotografos tipo Eu! Huahaua! Naum podia perder de fotografar um dos simbolos da Irlanda.
    Bem, Helena, o povo vai pra rua cedo pra ir pro Pub mais cedo ainda. O melhor da festa mesmo eh depois da parada que os pubs ficam lotados pra valer a fama de “terra dos manguaças”.
    Ah, o que naum contei tb eh que coisas impensaveis acontecem nessa parada: maes com carrinho de bebe passam pela calçada, no meio da muvuca!!! Incrivel! Eu naum levaria meu filho! Quer dizer, eu até que levaria, uma oportunidade única, todo mundo respeita e deixa passar mesmo… vamos nos adaptar ao clima!

  7. Carla

    Carol!!!
    Como vc ta???
    Adorei o post de St Patrick’s Day e já vou ler os outros…
    Nossa parece que foi há tanto tempo…
    Me manda as fotos!!!
    Bjos

  8. Oi, Carla!
    Te mando as fotos! Quais que vc quer? Sao tantas…
    E o resto da viagem? Se divertiu? Conte como foi!

    Bjs!

  9. Carla

    Oi carol!!!
    Como tão as coisas por ai???
    Recebeu meu e-mail??? Já tem um tempinho…contei do resto da minha viagem e cobrei as fotos…até hj não me mandou…to esperando…
    Bjos

  10. Oi, Carla!

    Vi seu email sim, mas, vc sabe como eh que eh, neh… esse negocio de mandar foto, tem que reduzir, anexar, blablabla, mas faco essa semana! Prometo!

    Bjs!

  11. Elida

    Ola Carol,

    Vi pelo Google que vc escreveu sobre dar um jeito de morar aqui 5 anos para conseguir cidadania.
    Poderia enviar para o meu e-mail mais informacoes sobre isso, por gentileza?
    Estou muito interessada. Vim para ficar 3 meses, renovei o meu curso para mais um ano e adoraria viver aqui. Vc pode me dar umas dicas a esse respeito, por favor ?

    Muito obrigada.

    Elida

  12. Oi, Elida!

    Não sei detalhes… é o que “dizem” que dá pra fazer, mas não sei ao certo. Se informe com professores, com outros brasileiros que vc conhece por ai. Talvez eles saibam…

  13. eu achei muito legal pq eu faço curso de ingles e falamos sobre o st. patrik’s!!!♥♥♥

  14. Larissa

    nossa adoreii viuu esperuu q continuii assim meus parabéns vc me ajudeouu muitoo na minha pesquiisa

  15. Fique a vontade!

    bjs!

  16. Sueli

    Olá Carol, estou fazendo uma pesquisa sobre “Saint Patrick’s Day”, gostaria que vc me ajudasse a desvendar uma curiosidade: Qual é o “castigo” aplicado na tradição irlandesa para quem não vestir verde nesta data?
    Abraços…

  17. Oi, Sueli!

    O castigo tradicional é beliscar quem não está vestido de verde, mas não vi nada disso no meio do povo que eu estava não. Deve acontecer muito entre as crianças e os americanos (que não tem o que fazer e tem metade do QI que deveria ter :@).
    Na Irlanda o povo quer mais celebrar e beber a próxima cerveja.

    Eu me vesti de verde porque é tudo lindo e vc quer se sentir parte! Foi uma boa desculpa pra eu comprar uma blusa verde da Guinness.

    Veja esses links:
    http://www.discoverireland.com/au/about-ireland/experience-ireland/st-patricks-day/myths/

    http://www.independent.ie/lifestyle/st-patricks-day/heard-the-one-about-the-drunk-horny-leprechaun-1675071.html

  18. Sueli

    Carol, muito obrigada pela sua informação. sou formada em letras, leciono inglês para escola pública. Atualmente estou fazendo curso de espanhol no CCAA, este projeto é de lá.
    God bless you, thanks very much!

  19. You are more than welcome! Vc eh de onde, Sueli?

  20. meo achei seu site uma so p

  21. Rafael Oertel

    demais ai carol! espero curti como voce depois!! ^^

  22. Queria estar lá nessa festa esse ano de novo!

  23. sou um menino que esta pesquizando sobre ese feriado
    gostei dessas fotos bjs…….

  24. Kelly

    Olá Carol!!

    Tdo boom?

    Tenho qeh faze um trabalho de ingles e preciso de ajudah, qero sabe sobre o trevo em ingles e as cores em portugues, é um trabalho qeh a teacher mandou, espero ser atendida nesta parte mas tem qeh ser diante desses minutos, pois estou na casa de meu irmao!!

    Desde já mto obrigada!!

    Bjoss!!

    E sucessos p/ vsê (:

  25. Oi, Kelly!

    Das informações acima, quais mais você precisa sobre o trevo? No inicio do texto tem informando a origem do simbolo na cultura.
    E sobre que cores quer saber?

    Boa sorte!

  26. Pingback: Dia de St. Patrick é comemorado na Irlanda e pelo mundo. « Repórter das Arábias

  27. Gabriela

    Boa tarde, Carol
    Você poderia me enviar um endereço de e-mail para poder tirar umas dúvidas?

    Estou pensando em ir pra Irlanda, mas tenho algumas duvidas.

    Gabriela

  28. Oi, Gabriela!
    Pode enviar para carolrlima@yahoo.com.br.
    Ou se preferir, pode colocar suas duvidas aqui no blog mesmo.

    Abçs

Deixe um comentário

