Segunda, dia 21 de Janeiro – Oficialmente o dia mais depressivo do ano.

outono2.jpg

Na Irlanda: fui comunicada que a segunda-feira passada é considerada o dia mais depressivo do ano. Mas como assim? E isso é comemorado? Todas as estações de rádio falando sobre isso. Explicações diversas: costuma ser o dia mais frio e chuvoso do ano, não se tem nada pra se fazer depois das festividades natalinas e de fim de ano, as contas do que você gastou a mais no cartão de credito no espírito natalino estão chegando e o dinheiro acabando.

No Brasil: sol de rachar, Carnaval chegando, praia todo fim de semana… Ah, o verão! Não agüento mais entrar no MSN e esse povo escrevendo na mensagem pessoal coisas do tipo: “Carnaval em Salvador!”, “Praia hoje”, “Chicletao!”. Mereço? Eu aqui no frio e esse povo tirando onda com a minha cara!

Cheguei aqui no verão e era tudo lindo (ou quase tudo). É realmente lindo o dia amanhecer às 5h da manha e só escurecer às 22h. Magnífico! Todos deveriam ter essa experiência. Mas agora, chega 4h da tarde e já estou acendendo as luzes da casa! Amanhece umas 7:30 da manha, e olhe que estamos no horário de inverno, onde eles atrasam uma hora no relógio, se não, só iria amanhecer às 8:30 da manha.

Sim, desculpe irlandeses quando eu disse que vocês dormiam demais… a maioria das pessoas aqui só sai da cama 8h ou 9h. Mas pra que acordar cedo? Nessa escuridão? Eu mesmo já me acostumei (e como…).

Sabe, é lindo ver a transformação da natureza, aquilo que aprendemos na escola – primavera, verão, outono e inverno – o que não tem muita diferença pra quem é de Minas ou Bahia. Dependendo da estação chove mais ou fica mais seco… da uma friagenzinha, mas nada de transformações megalomaníacas. Ver as folhas caindo no outono (foto acima) é um espetáculo. O chão parece um cobertor dourado, com as folhas amarelinhas no chão. Depois vem a arvore seca, tadinha… mas a grama continua verdiiinha.

Quanto ao inverno, acho que estou tendo sorte, com o azar que tive no verão. É esse ultimo verão foi bem atípico, mais frio que o usual como podem conferir nas minhas primeiras impressões do clima irlandês em https://carollima.wordpress.com/2007/06/04/dublin-40%c2%ba/. É, estou viva no inverno irlandês e tomo banho todo dia. Um basta. E esse inverno parece estar um pouco atípico também, para minha sorte. Ou seja, verão frio e inverno (relativamente) quente. Tem vezes que dá quatro graus e está um clima legal (entenda legal como saindo de cachecol e só um casaco, sem bota especial). Mas às vezes dá 9 graus e fica um absurdo de frio. O Jim (patriarca da família que moro) já me explicou: depende da direção do vento. Tenho que por a mão do lado de fora da casa e sentir se está vindo de cima pra baixo ou de baixo pra cima. Aí vou saber se lá fora está petrificante ou não, mesmo meu computador me informando que está sol e 14 graus.

E agora eu entendo aqueles filmes americanos que o povo sai de casaco, terno pra trabalhar com um dia azul e ensolarado. O sol não esquenta nada! Tudo bem que na sombra é pior, mas não pense que vai sentir calor no sol. Agora também entendo quando aparece aquele pessoal malhado ou fazendo cooper nas serie de TV de moletom, blusa de manga comprida. Não é pra suar mais não, é o frio mesmo.

Há sistema de aquecimento na casa que, infelizmente, só é ligado à noite umas 19h e desligado umas 23h. Um terror! Se eu acordo de noite, sinto um frinhoziiiinho… e de manha? Pra sair da cama? Tudo bem, agora eu tenho um aquecedor extra no meu quarto que eu comando!

O engraçado também que as pessoas vivem de sapato fechado aqui, desde que acordam. Eu ponho minhas Havaianas e uma meia de dedinho ou minhas pantufas, mas os meninos aqui já acordam com tênis. Um dia, a Sheelagh (a matriarca da família) me chamou pra dar uma volta no parque e eu estava indo de sandália, estava agradável lá fora. Ela deu uma olhada pro meu pé, tipo pensando: “Que menina louca! Sair com os pés desprotegidos!”. Saquei logo e fui por meu tênis.

É, vivendo a aprendendo… pensei que fosse morrer de frio, mas morrer meeeesmo, mas já estou bem. Não chego a sentir calor, obvio, aí já seria insanidade!

Anúncios

9 Comentários

Arquivado em Querido Diario, Uncategorized

9 Respostas para “Segunda, dia 21 de Janeiro – Oficialmente o dia mais depressivo do ano.

  1. tatiane

    OI CArolina!

    Eu escrevi pra vc num comentario que sua irma fez….. me manda noticias dai! estou indo em março, sou de bh/mg e to cheia de duvidas….

    Bjossss Tati

  2. Carla

    Oi Carolina,
    não me ache muito intrometida é que cheguei no seu blog procurando dicas de viagem para Dublin.
    Vou pra Londres em março e estava querendo estender minha viagem quando me toquei que poderia estar em Dublin no St Patrick’s Day!
    Queria saber a melhor alternativa para transporte Dublin-Londres e alguma indicação de lugar pra ficar. Assim vejo o preço e se consigo fazer isso.
    Valeu!!!
    Carla

  3. Oi, Tatiane!
    Que bom! Mais uma mineira em Dublin! Sou de BH tb, apesar de morar em Salvador ha um tempinho. Bem, posso te ajudar sim, mas preciso saber em que questoes voce tem duvida… fica mais facil do que eu falar de um bocado de coisa e naum resolver sua vida, rsrsrs… Se achar melhor, me manda um e-mail: carolrlima@yahoo.com.br. Faca uma lista de perguntas que eu te respondo tuuudo!
    Bjs!!!

  4. Oi Carol,

    Aqui na Holanda é a mesma coisa. Ah! a segunda-feira aqui é conhecida como Blue Monday e é tudo o que comentou, chuvosa, fria,……as pessoas de mal humor……

    Estou linkando o blog!

    Bjos!!

  5. Luciana

    Olá, Carol. Tudo bem?
    Estou lendo o que escreveu sobre Dublin e tenho algumas perguntas para lhe fazer, se puder me ajugar…vou lhe enviar um e-mail.
    beijos, Luciana.

  6. Pode mandar, Luciana!
    Respondo por aqui tb se quiser.

    Abçs

  7. Rafael Oertel

    muito boas as historias carol! haha
    tu consegue botar boas caracteristicas do lugar. .

    mas me fala. . é complicado pra se estabelecer? como voce quando alugou teu cantinho . .
    tem distraçoes boas pra esses dias de desanimo nacional? haha
    Que realmente nesse clima em plena epoca de carnaval deve bater uma monotonia em algumas coisas. .

  8. Oi, Rafael!

    Que bom q vc está encontrando boas informações aqui!

    Olha, não é complicado se estabelecer, mas tb vc tem que ser uma pessoa aberta a novas experiências e se adaptar e/ou aceitar com mais facilidades a situações adversas.

    Com 20 dias, eu já tinha um local para morar. Vc tem que espalhar que está procurando, procurar em murais, no site http://www.daft.ie...

    Distrações…. PUB! PUB! PUB! É o que o irlandes sabe fazer de melhor, rsrs.. Nesses dias chuvosos ou vc fica em casa ou vai ao pub mais proximo. O ambiente eh aconchegante e há sempre uma Guinness te esperando 🙂

  9. Rafael Oertel

    Tenho curtido muito suas historias ai mesmo ;p
    Muito informativas sim, principalmente da água quente e gelada hehehee

    Mas deu pra enterder o que voce quer dizer.
    É só não dar uma de enrolado e correr um atras ne. Bom. Bom.
    A grande questao era saber que da pra ficar alojados nos pubs mesmo hahaha
    Dando, eu tento fazer esses passeios todos iguais a ti tambem hehe

    Brigadão pelas dicas heim, e pelo site ai!! ;p
    Po, agora de vez em hora vo passa pra te pertubar aqui haha
    Muito bom ter visto as coisas aqui ^^
    Espero que tenha gostado!
    beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s