Pela Irlanda… CORK

cork

Conheci uma Au Pair alemã na escola dos meninos e ela me convidou pra ir pra Cork com ela e as amigas. Decidi ir. Cork é a cidade natal de Jim, o pai dos meninos que eu tomo conta. Ele logo me aconselhou a levar passaporte, referencias e tudo mais, senão eu não entrava em Cork, huahauhau :-)). Tudo bem, a capital de Cork, Cork também, é a segunda maior cidade da Irlanda depois de Dublin, mas não é pra tanto. A cidade é legalzinha. Fomos pra aproveitar o Festival de Jazz que estava acontecendo no feriado. Viajei com três alemãs e uma francesa. Elas foram legais e simpáticas, mas não estavam afim de ir a muitos pontos turísticos. Como alugamos um carro, dormimos em Cork e no outro dia fomos conhecer Cobh. Cobh é uma cidade portuária e importante na historia na naval. Muitos importantes navios naufragaram perto desse porto, os emigrantes irlandeses partiram de lá em direção aos Estados Unidos e foi a ultima parada do Titanic antes de afundar. Eu nem sabia que o Titanic tinha passado na Irlanda! Pois é, passou e depois naufragou.A vista do porto é linda! Tudo é muito lindo e com motivos navais.

23 Comentários

Arquivado em Querido Diario

23 Respostas para “Pela Irlanda… CORK

  1. Marcelo

    Holla Carol!
    Sou uma amigo de Adriane trabalho aqui na Caraiba tambem; ela me passou seu contato disse q vc antes de ir pra Dublin estava com vontade de ir pra Australia, eu to com muitas duvidas pois eu estou me formando e to qrendo ir pra Australia tb mas me falaram muitas coisas boas dai, qria saber mas sobre a Irlanda e se vc poderia me dar algumas dicas para definir melhor meu destino, me passa seu email ou me add no msn, meu email é marcelonocanada@hotmail.com
    beijao

  2. monica

    Carol, primeiro gostaria de agradecer e parabenizá-la pelo excelente serviço de utilidade que presta para nós que estamos indo para a Irlanda.
    Estou indo em Julho/2008 e estou em dúvida onde ficar. Não quero ficar em Dublin, quero escola boa pois pretendo pegar certificação do Ielts… também quero trabalhar
    Pois bem, fiquei fascinada a principio por Cork, já havia decidido. Ai me apresentaram a opção de Bray. TEm uma escola lá muito boa, visitei o site e foi bem recomendada.
    Fiquei em dúvida entre as duas… sou de Recife, gosto de praia, mas vivo há 12 anos no norte do Brasil, longe de praia. Mas adooooro o clima praiano, adoro caminhadas ao ar livre… Bray tem ainda outra coisa boa, fica perto de Dublin. Se quiser dar uma escapada para centro maior tenho essa opção.
    Bem, ainda não decidi.
    Abraço!

  3. Oi, Monica!
    Bem, dificil de opinar, mas vamos tentar. Dificil porque jah estive em outros lugares da Irlanda, mas soh a passeio. Pois bem, a primeira pergunta eh: por que naum Dublin? Por que naum quer ficar em Dublin? Voce que eh de Recife, Dublin eh a capital do pais e eh menor que Recife (naum que Recife seja pequena!). Se naum quer ficar em Dublin pra fugir de uma metropole, naum se preocupe, Dublin naum eh uma metropole ainda, mas as expectativas eh que ela seja uma em 5 anos, pois o desenvolvimento aqui estah aceleradissimo, mas naum tira o charme de uma cidade do interior moderninha. Eu moro em Blackrock, que naum eh Dublin mais, mas estah ha 25 min do centro de Dublin! Dublin, Dublin mesmo, eh muito pequena, eh como se eu morasse em Dublin, mesmo porque naum se passa por um estrada, nada, eh a continuacao de uma grande avenida de Dublin, enfim, eu digo que moro em Dublin e eh como todo mundo reconhece. Bray eh uma praia, mas eh uma praia frequentavel soh em tres ou quatro meses no ano. Moro de frente para o mar, mas o mar eh escuro, tipo sujo,sabe? Eh como se fosse um lamacal, hehehe. Mas eh lindo! Naum pense que eh a mesmo coisa de Recife, Salvador ou coisa parecida. Com uma temperatura media anual de 12 graus e indices pluviometricos altos, acho que a agua naum eh muito quentinha, neh? Bray estah bem perto de Dublin e muitas das pessoas que moram em Bray, trabalham em Dublin. Sao uns 45 min por Dart, uma especie de trem daqui. naum sei lhe informar quanto a curso, mas deve ter bons cursos por lah. Cork eh a segunda maior cidade da Irlanda. Mas vou logo lhe dizendo: EH O PIOR SOTAQUE DA IRLANDA!!! Eu moro com uma familia irlandesa e o pai eh de Cork. Sinto muito, tem vezes que naum entendo ele. Meus professores jah disseram que nem eles entendem as pessoas de Cork falando de vez enquando. Mas nada como um desafio maior na viagem, neh? A cidade eh legal, mas bem pequena. Tem mais uma coisa se voce quer buscar o interior da Irlanda. Em lugares bem rudimentares, eles ainda falam Irish, que eh a lingua gaelica que eles falavam antes de serem dominados pra Inglaterra. Sim, os jovens falam ingles e tal, mas pessoas mais velhas naum, pricipalmente como um forma de rebeldia por naum gostarem dos ingleses. E as vezes os adultos que falam ingles, misturam o Irish no meio. Estou aprendendo um pouco de Irish com o filho mais velho quando ajudo ele a fazer dever de casa, rsrsrs. Bem, na escolha das escolas, a opcao de melhores escolas eh maior em Dublin, e naum impede de voce achar alguma boa no interior. As opcoes de mercado de trabalho sempre sao maiores na capital tambem, coisas a ser analisadas… Bem, se tiver mais duvida, me escreva. Soh quero saber o porque naum quer vir pra Dublin, assim acho que posso te ajudar melhor na escolha da cidade.

    Bjs!!!

  4. Ave! que texto enorme!

  5. Lucimara

    Carol parabéns pela sua pagina antes de mais nada … gostaria da sua ajuda … tenho um amigo que esta de viagem marcada para a Irlanda nos proximos dias … gostaria que vc me indicasse um presente util que ele ira usar ai … ao que ele nao pode esquecer de nenhuma maneira de levar … aguardo retorno …

  6. Bom, Lucimara, vc nau me disse qt quer gastar, mas acredito que naum queira nada grande pra naum ocupar a mala do bichinho que jah deve estar trazando um bocado de coisa, e nada muito caro que ninguem tah queimando dindim, neh?
    Uma coisa muito util aqui eh um gorro!!! Assim, ele naum vai te tirar da cabeca, huahauahuua. Se quiser dar algo mais elaborado, um casaco/jaqueta que seja waterproof, ou uma bota da Timberland eh uma boa, ou uma mochila tamanho medio que ele vai usar todo dia, com certeza.
    Se ele for bahiano ou mineiro, um saco de farinha eh um bom presente!!! Soh se acha aqui aquelas farofas prontas tipo Yoki!

    Espero que tenha ajugado.

    Bjs!

  7. Marcelolic

    Olá Carol,tb bem?
    Estava dando uma olhada no q vc comentou com a mônica e fiquei um tanto sismado hehe…
    Vc falou sobre Cork e q o inglês é um tanto “ruim”,putz agora vc me colocou numa sinuca de bico! rsss
    Estava decidido a ir pra Cork agora não sei mais hehehe…A dona da agência q estou indo deu uns toq sobre as cidades,falou sobre Dublin e disse q em relação às concorrências (trabalho) é maior q em Cork…ela é Francesa e disse q conhece bem a Irlanda…No mais é isso,sou carioca e moro em Brasília,só estou esperando a venda do meu carro pra ganhar o mundo! hehe
    Valeu pela atenção e espero q mantenhamos contato 🙂
    Bjin

  8. Oi, Marcelo!

    A relação é a seguinte:
    -Cork: menos concorrencia, tb menos oferta de emprego
    -Dublin: mais concorrencia e mais oferta de emprego…
    Relaxe, vc vai conseguir um emprego em qq lugar!
    Em Cork vc vai pensar que eles estao falando em gaélico com vc, e, as vezes, eles realmente estão, só pra ver sua cara, huahuahuaua!!! Estava trabalhando há uns dois fins de semanas atrás e um velhinho começou a falar gaélico (que aqui eles chamam de Irish Language) comigo e eu sorri pra ser gentil, mas não tinha idéia do que ele estava falando. Ele ainda teve coragem de dizer pro meu colega: Ela não entende nada de Irish… Pode? E por um acaso é pra eu entender? Ele pensou que eu fosse irlandesa???
    Bom, mas há brasileiros vivendo lá e todo mundo está sobrevivendo. Vc se acostuma…
    Só uma dica: Dublin é uma capital mas não é uma metropole. Cork é bem monótona e parece mais interior que Dublin. Se vc gosta de mais cidadezinha, vá fundo. Se gosta de cidade grande, a melhor opção é Dublin.

    Bjs!!!

  9. Carla

    Oi Carol,

    muito legal seu blog, várias informações estou descobrindo. Bom pretendo ir em fev para Irlanda, se Deus permitir e minha mae emprestar uma grana.
    Eu tenho um amigo que chegou a 1 mes em Dublin, ele comentou sobre uns homens q tem tatuagem no pescoço e que recebeu um conselho de umas amigas p ficar bem longe deles. Como é em relaçao a violencia, existe algum preconceito contra brasileiros? Alguma gangue?
    E so mais duas perguntinhas, eu pretendo ficar 1 ano, nakele esquema de durante um periodo trabalhar e estudar e o outro so trabalhar. Minha intenção é aprender ingles, ja tenho um bom nivel d ingles, mas tbm quero voltar com uma boa graninha. Voce acha possivel voltar com uma boa graninha, trabalhando bastante?

    E ultima pergunta, com qto dinheiro vc acha necessario levar em mãos para passar pela imigração assim que chegar na Irlanda? vou com visto de estudante :/ (sou descendente de arabe)

    Muitissimo obrigada!
    Bjaum

  10. Oi, Carla!

    Sobre a violencia, naum se apavore naum. Fique longe de um povo que se veste todo de moleton. Esses geralmente trazem problemas, soa vandalos, estao bebados… Nas areas do centro movimentadas e no lado sul de Dublin eh tranquilo. Dizem que o norte que eh barra pesada, logo que vc deixa o centro. Nunca ouvi falar desses caras de tatuagem, mas sei que ha um povo que bate em gente indefesa. Encontrei um brasileiro que apanhou do nada a luz do dia, mas acho que eh raro.
    Sobre juntar grana, depende do seu estilo de vida. Eu estou juntando um pouquinho sem fazer muito esforco pra viajar pela Europa de novo antes de deixar o continente. Dependendo do valor da escola que vc pagou, dah pra ter seu investimento de volta se trabalhar 8h/dia no seu periodo de ferias.
    Traga em maos uns 1200,00 euros, a carta de aceitacao da escola e a carta de acomodacao. Tudo vai dar certo!

    Bjs!

  11. marcos vale

    OI CAROL BELEZA!!
    linda por favor estarei indo agora em junho e gostaria q vc me informa-se onde devo ficar se em casade familia ou sozinho ou em albergue onde vc acha melhor qual sua dica minnha linda e qual sao os empregos q o pessoal costuma trabalhar ai de inicio. felicidades !!!

  12. marcos vale

    CAROL
    olha linda gostaria de saber tambem como e as baladas as mulheres irlandesas como elas se comportam mas vc sabe ne linda as brasileiras sao as melhores rsrsrs… me fale tudo
    sou da Bahia ….

  13. carol, voce poderia me passar nome de escolas aí em dublin, num preço ascecível, eu tenho cidadania , nao preciso de visto ,só quero , nome de escola , e lugares para acomodaçao.fico aguardando
    obrigada

  14. Oi, Marcos!

    Eu sugiro 2 semanas em casa de familia, no minimo, e 4 no maximo. Logo depois, vc procura um ape pra alugar com alguem.
    Sobre as irlandesas, mulher naum eh minha especialidade, huahaauauua. Bom, mas pelo que ouco dos meus amigos, elas sao bem reservadas, reservadas no sentido de naum se misturarem com estrageiros nas baladas, mas elas sao bem assanhadinhas entre os nativos. Bom, tem de tudo na verdade. Confie em vc e Tente!

  15. Marcelolic

    Oi Carol!
    Já está resolvido,estou indo pra Dublin mesmo! hehe Só ainda não resolvi a escola q estou indo,mas estou interessado numa escola chamada Emerald Cultural Institute,mas de qqr forma td vai depender da grana q irá entrar hehe,mas é pra lá q vôooo rs…Bjin e valeu pelo toq kerida 😉

  16. Sandra

    Carol
    Gostaria de informaçõa, se possivel, de como entrar na Inglaterra, indo pela Irlanda, se é tranquilo, pretendo ir de carro de Dublin para Londres, há usn 40 dias atraz, fui de Malaga para Londres, mas não consegui entrar, pois como ja estado la em Londres ha alguns meses atraz , não me deixaram entrar e tive que voltar para Malaga, e estou pretendendo ir ate a Irlanda de avião e entrar em Londres de carro, vc acha que é mais tranquilo, vou com meu namorado que é espanhol e mora em Malaga, vou estar compasagem de Malaga para Dublin, de ida e volta, e passagens para outros trecho da europa tambem, será que vai ser tranquilo?
    Gostaria de algumas informaçoes sobre esse assunto, se vc souber, ou caso nãosaiba, onde poderia obter algumas informações.
    Desde já agradeço qualaquer informação que possa me dar.Se quizer, pode me responder por e-mail.
    Abraços

  17. Carlos Gustavo

    Olá Carol!
    Carol estou indo pra Cork agora 06/10/08 e gostaria de ter algumas informações antes de chegar na cidade. Moro em Natal-RN e estou indo para trabalhar em um partnership nessa cidade. Sei que vc só foi de passagem para Cork mais o que vc poderia me falar das suas impressões dela?? Te agradeço desde já. ABRAÇO!!!!

  18. SCROFANI

    ESTOU INDO PARA DUBLIM PROX MÊS E DE LÁ PRETENDO IR NA INGLATERRA, QUAL É A MELHOR MANEIRA DE IR PARA LÁ? UM LUGAR QUE TENHA MENOS FLUXO DE IMIGRAÇÃO?
    OBRIGADO….

  19. Andressia

    Olá …vi algumas infomações no seu blog e me interessei.Pretendo ir morar na Irlanda no ano que vem.A prncípio gostaria de ir para Londres, mas em pesquises acabei optando pela Irlanda.Nem sei se estou fazendo a opção correta.O meu intúito é aprender o ingles, vou já matricula em uma escola em Doublin, Dorset College, indicação da agencia This way, onde estudarei meio periodo e estudarei o restante.Com sua experiencia, o que pode me dizer, como estão as liberações dos vistos e tal, e o mercado de trabalho…caso possa me passar seu msn, agradeço.
    ATT.
    Andréssia Jardim

  20. Marcia

    oi Carol,
    Pretendo viajar em Janeiro, pedir demissão do meu emprego e passar no máximo um ano em Dublin, quero que vc me ajude em agumas informações, quanto devo levar para me manter?se devo viajar por agencia ou fazer minha matricula em escola por conta própria? se é facil me manter durante o periodo, conseguindo um trabalho?
    obrigada!!

  21. Viviane

    Olá Carol,
    Por acaso estava procurando informações sobre Cork, Irlanda, e achei por acaso tua página.
    Tudo bem? Moro em Salvador, e gostaria de me corresponder contigo, você ainda está na Irlanda? Poderíamos manter contato? Espero sua resposta.
    Abraço,
    Viviane

  22. Viviane

    Carol, sua página é legal, você pode me responder por e-mail? Assim trocamos msn também.
    Bjs no coração
    vivi

Deixe um comentário

